Acesso Associados       Contato
 
Notícias

Reunião discute qualidade e segurança do atendimento nos hospitais estaduais

A Superintendência de Unidades Hospitalares Próprias (SUP) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realizou nesta semana a Reunião da Comissão Inter-Hospitalar da Qualidade, evento que tem como objetivo discutir a qualidade e a segurança do atendimento hospitalar.

Na quarta-feira (13) o evento ocorreu no Hospital de Dermatologia Sanitária, com gestores dos hospitais próprios e universitários. Na quinta-feira (14), a reunião aconteceu na sede da Sesa com os gestores dos hospitais universitários para incentivar a participação dos quatro HUs no Programa de Qualidade do Paciente. 

“EstReunião discute qualidade e segurança do atendimento nos hospitais estaduaise é um momento onde colhemos informações e relatórios sobre como anda a implantação das ações do Programa de Qualidade nos hospitais e uma oportunidade para trocar experiências para oferecer o melhor à comunidade”, salientou o superintendente de Unidades Próprias, Luiz Fernando Nicz. 

No primeiro semestre deste ano, foram realizadas as auditorias cruzadas da qualidade, onde uma instituição ajudou a avaliar a outra, referente às ações de implementação do Programa de Qualidade e Segurança do Paciente. “Com este encontro pudemos socializar o resultado desta auditoria, realizada entre 12 hospitais da rede própria e um hospital estadual universitário, o que enriqueceu o debate entre as instituições”, salientou a presidente da Comissão Inter- Hospitalar de Qualidade, Cíntia Domingos.

O evento também oportunizou a realização da terceira reunião do ano com os diretores dos hospitais sobre a relevância das Informações Gerenciais. 
Atualmente, a Secretaria da Saúde trabalha com alguns indicadores gerenciais e de gestão da qualidade hospitalar, entre os quais estão: taxa de ocupação, média de permanência dos pacientes, taxa de cirurgia por salas cirúrgicas, número de atendimentos em pronto-socorro, percentual de satisfação do usuário, custo total por paciente/dia e taxa de infecções hospitalares.

“Todos estes indicadores servem para nortear as ações de educação permanente que melhoram o serviço entregue ao cidadão paranaense que utiliza o SUS. Nossa meta é que os hospitais públicos estaduais possam servir de exemplo para todos, fortalecendo as redes de atenção à saúde”, reiterou o superintendente.

Fonte: Secretaria da Saúde do Paraná

Voltar

FEHOSPAR
Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviço de Saúde no Estado do Paraná

R. Augusto Stresser, 600 - Curitiba - PR - CEP: 80030-340
Fone: (41) 3254-1772 - e-mail: fehospar@fehospar.com.br

Copyright Fehospar © Todos os Direito Reservados.

hidea.com

Facebook