Acesso Associados       Contato
 
Notícias

Assembleia promove sessão solene em homenagem ao Dia do Médico

Conforme proposição do deputado estadual Ney Leprevost (PSD), a Assembleia Legislativa do Paraná realizou uma sessão solene especial ao final da tarde desta terça-feira (17), alusiva à passagem de mais um “Dia do Médico”, que é comemorado tradicionalmente, no Brasil e em diversos outros países, em 18 de outubro.

Diversas autoridades e representantes da classe médica prestigiaram o evento no Plenário do Legislativo estadual, quando profissionais responsáveis por cuidar e salvar vidas foram homenageados, em reconhecimento público pelo trabalho que bem desenvolvem no Paraná. Coube ao médico Francisco de Paula Soares Filho manifestar-se em nome de todos os homenageados.

A celebração do “Dia do Médico” coincide com o “Dia de São Lucas”, um dos quatro evangelistas e também médico, além de padroeiro destes profissionais da promoção e da defesa da saúde. Segundo o deputado proponente da homenagem, “ o médico exerce uma das profissões mais importantes do mundo, cuidando da saúde das pessoas. Os bons, dedicados, que exercem suas funções com amor e seriedade, merecem todas as homenagens. A par de fazer leis, fiscalizar a atuação do Poder Executivo e debater as grandes questões de interesse da população, cabe também a Assembleia, de vez em quando, realizar sessões como esta, de reconhecimento a quem faz um trabalho tão imprescindível e levar aos profissionais mais jovens o exemplo daqueles mais experientes” .

Além de Leprevost, a Mesa de Honra da sessão foi composta pelo médico oftalmologista Francisco de Paula Soares Filho; pela superintendente do complexo do Hospital de Clínicas do Paraná, Claudete Reggianni; pela médica ginecologista e obstetra do Hospital São Rafael, no município de Rolândia, Maria de Lourdes Santos; pelo médico reumatologista no Consultório Pilar e na Prefeitura de Curitiba, Fernando Fabiano Castellano Junior; e pelo deputado Claudio Palozi (PSC).

O engajamento e as lutas dos profissionais da medicina foram destacadas durante a solenidade, em especial aquelas voltadas diretamente para a valorização efetiva da medicina, para a defesa da autonomia no trabalho dos médicos e pela destinação de mais recursos públicos para a área da saúde. Foram igualmente defendidas melhores condições de trabalho para os profissionais da saúde no Brasil e mais qualidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), entre outras reivindicações da pauta do Conselho Federal de Medicina (CFM) e dos demais 27 conselhos regionais.

Homenageados

Dezenas de profissionais prestigiaram a solenidade e foram representados pelo médico Francisco de Paula Soares Filho. Com 66 anos dedicados à medicina, o oftalmologista aposentado falou da surpresa em ser lembrado pelos anos dedicados não apenas ao exercício da profissão de médico, mas também como professor universitário. Saudosista, doutor Francisco destacou as diferenças no exercício da profissão ao longo das décadas e alertou que alguns profissionais deixaram de lado fatores importantes na rotina com o paciente.

Dentre os muitos homenageados estavam o Dr. Duilton de Paola, ex-presidente do CRM-PR; os ex-conselheiros do CRM-PR Arnaldo Miró, Marcos Flavio Gomes Montenegro e Osmar Ratzke, hoje presidindo a Associação Paranaense de Psiquiatria; e Geci Labres de Souza Junior, diretor da Fehospar e diretor geral do Hospital do Trabalhador; Hélio Germiniani, ex-presidente da Academia Paranaense de Medicina; e Avelino Ricardo Hass, o presidente eleito da Academia que assume a função nesta semana.

Fonte: Alep

Voltar

FEHOSPAR
Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviço de Saúde no Estado do Paraná

R. Augusto Stresser, 600 - Curitiba - PR - CEP: 80030-340
Fone: (41) 3254-1772 - e-mail: fehospar@fehospar.com.br

Copyright Fehospar © Todos os Direito Reservados.

hidea.com

Facebook