Acesso Associados       Contato
 
Notícias

Cuidados pré-operatórios do Hospital Marcelino Champagnat são certificados pela 3M

Os protocolos de cuidados com a pele e com a temperatura de pacientes submetidos a cirurgias no Hospital Marcelino Champagnat, em Curitiba, foram certificados recentemente pelo programa 3M de Qualidade Assegurada no Preparo de Pele e Normotermia. As normativas adotadas pela instituição foram reconhecidas na categoria Diamond.

A certificação avalia a implementação de protocolos, o uso de tecnologias e a capacitação da equipe hospitalar, reconhecendo – a partir de parâmetros nacionais e internacionais – iniciativas positivas que contribuem com a segurança dos pacientes. Este é o segundo reconhecimento da 3M conquistado pelo Hospital Marcelino Champagnat em menos de um ano. No segundo semestre de 2017, os protocolos de limpeza e esterilização também foram aprovados.

Para a nova certificação foram avaliados o preparo da pele e a tricotomia (remoção de pelos) antes da cirurgia, o uso de mecanismos para manter estéril a área submetida ao processo cirúrgico e os processos adotados para manter a temperatura corporal do paciente. “São medidas importantes para a segurança do paciente e que garantem a excelência do nosso atendimento. Os cuidados que adotamos contribuem com o processo cirúrgico e minimizam as chances de infecção na ferida cirúrgica”, explica a gerente de Enfermagem do Hospital, Jhosy Gomes Lopes, lembrando que a hipotermia durante uma operação pode trazer riscos imediatos ao paciente, como alterações na coagulação.

 

Durante seis meses, os protocolos assistenciais do Hospital Marcelino Champagnat foram revistos, equipamentos adquiridos e as equipes multidisciplinares capacitadas para colocá-los em prática. “Além de promover segurança relacionada à prevenção de infecção e complicação no transoperatório aos nossos pacientes, a implantação do protocolo de hipotermia e tricotomia trouxe satisfação ao nosso corpo clínico. Agora, contamos com recursos para proporcionar uma melhor prática assistencial”, afirma a coordenadora de enfermagem do bloco cirúrgico, Íris Andriani.

 

Ao todo, 31 hospitais têm hoje a categoria Diamond no Brasil, sendo apenas três no Paraná. “O programa consiste em reconhecer as boas práticas que contribuam com a prevenção de infecção em processos cirúrgicos de média e alta complexidade em instituições hospitalares públicas e privadas”, diz a enfermeira Jessica Dantas, representante comercial da 3M do Brasil. A premiação da nova certificação ocorrerá no dia 11 de abril, durante o 5º Congresso Internacional de Controle de Infecção, em Foz do Iguaçu (PR).

As certificações da 3M somam-se à acreditação da Joint Commission International, o principal reconhecimento internacional de qualidade em saúde.

Fonte: Marcelino Champagnat

Voltar

FEHOSPAR
Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviço de Saúde no Estado do Paraná

R. Senador Xavier da Silva, 294 - São Francisco - Curitiba - PR - CEP: 80350-060
Fone: (41) 3254-1772 - e-mail: fehospar@fehospar.com.br

Copyright Fehospar © Todos os Direito Reservados.

hidea.com

Facebook