Acesso Associados       Contato
 
Notícias

Pesar pelo falecimento do ex-deputado Luciano Pizzatto

 As entidades representativas dos hospitais e demais estabelecimentos de serviços de saúde do Paraná registram com profundo pesar o falecimento do ex-parlamentar Luciano Pizzatto, atual secretário de representação no Paraná em Brasília. Ele sofreu mal súbito em um quarto de Hotel Nacional, na capital federal e faleceu durante a madrugada desta quarta-feira. Na véspera ele havia cumprido agenda no Fórum sobre o dia Mundial da Água e de um seminário sobre a primeira infância, ao lado da vice-governadora Cida Borghetti. Deveria retornar a Curitiba nesta quarta e já na quinta-feira teria uma palestra sobre sustentabilidade em Canoinhas, Santa Catarina.

Nascido em Curitiba, Luciano Pizzatto faria 61 anos de idade nessa sexta-feira (23). Formado em engenharia florestal pela Univerasidade Federal do Paraná, em 1979, já no ano seguinte tornou-se professor colaborador dessa faculdade. De 1983 a 1985 foi membro da diretoria do Sindicato do Comércio Atacadista de Madeiras (PR) e presidente da Associação Paranaense dos Engenheiros Florestais. Em 1985, assumiu a vice-presidência da Sociedade Brasileira de Engenheiros Florestais. De 1989 a 1990, participou do conselho nacional de unidades de conservação do Ibama. Ainda em 1989, assumiu mandato de deputado estadual.

Em 1990, Luciano Pizzatto foi eleito deputado federal pela primeira vez, função que ocuparia por mais dois mandatos. Em 2002, candidatou-se ao Senado pelo Paraná , não sendo eleito, com o que no ano seguinte deixou a Câmara Federal. Também foi candidato a vice-prefeito de Curitiba e ainda ocupou a presidência da Companhia Paranaense de Gás (Compagas), entre 2011 a 2015. Durante toda sua vida política, teve estreita ligação com as instituições representativas do setor de saúde, sendo importante incentivador da realização do Encontro Paranaense da Saúde, que este ano avança para a sua oitava edição.

Ele publicou vários trabalhos abordando questões de meio ambiente, entre os quais Unidades de conservação do Brasil (1989), Visões da natureza (1989), Dicionário socioambiental brasileiro (2006), Efeito Disney – ambiência (2006) e Ambiência – limites da verdade (2009).

Luciano Pizzatto era casado com Dora Maria Ficinski Dunin Pizzatto e tinha três filhos. O governador Beto Richa decretou luto oficial de três dias no Estado pela morte do secretário especial, no cargo desde 2017. O velório vai ocorrer na capela do Palácio Iguaçu, em Curitiba, e deve ter início no começo desta noite, após os trâmites para translado do corpo.

Luciano Pizzatto, em visita aos dirigentes da Fehospar, Sindipar e Ahopar.

 

Fonte: Fehospar

Voltar

FEHOSPAR
Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviço de Saúde no Estado do Paraná

R. Senador Xavier da Silva, 294 - São Francisco - Curitiba - PR - CEP: 80350-060
Fone: (41) 3254-1772 - e-mail: fehospar@fehospar.com.br

Copyright Fehospar © Todos os Direito Reservados.

hidea.com

Facebook