Acesso Associados       Contato
 
Notícias

Especialização em Hemoterapia tem aula inaugural no HU-UEPG

 

aMais de 40 profissionais da Hemorrede Estadual participam da primeira edição do curso de Especialização (lato sensu) em Hemoterapia, ofertado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), por meio de convênio firmado entre a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), Secretaria de Estado da Saúde (SESA) e o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar). A aula inaugural do curso ocorreu nesta sexta-feira (23), no Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HU-UEPG), com a palestra do médico hematologista e hemoterapeuta da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e assessor da Coordenação Geral do Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, Marcelo Addas de Carvalho, sobre o tema “A Hemoterapia no Brasil”.

De acordo com a chefe da divisão de Pesquisa Técnica e Científica do Hemepar, Kátia Teixeira de Meiroz Grilo, a oferta desta primeira edição da especialização em Hemoterapia pela UEPG confirma o desenvolvimento de uma política de integração entre ensino e serviços. Lembrou que em 2013, esse curso foi ofertado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), formando 34 profissionais. O curso tem como público alvo servidores públicos estaduais com atuação na área do ‘ciclo do sangue’ com formação superior no âmbito da saúde. O objetivo é formar profissionais com habilidades e competências cada vez mais amplas na área do ciclo do sangue; aprimorar conhecimentos de políticas públicas de saúde, gestão em hemoterapia, gestão da qualidade e atendimento a doadores de sangue, entre outras questões afetas ao setor.

O diretor do Hemepar, Paulo Roberto Hatschbach ressaltou a disposição do governo do estado, por meio das secretarias da Saúde e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, em investir na capacitação dos servidores. Destacou a realização da especialização na UEM, em 2015, cuja produção resultou na publicação de um livro ‘Hemoterapia’, com os artigos de conclusão de curso. “Avançamos muito nas pesquisas realizadas a partir deste curso”, disse, observando que espera resultado ainda mais inovadores. “Teremos um próximo libro editado com os resultados das pesquisas desenvolvidas aqui”, disse. Para ele, a evolução é constante e é importante que os profissionais estejam atualizados e capacitados para prestar o melhor serviço para a população. “Vamos produzir qualidade de vida para os paranaenses”.

O coordenador técnico do curso, professor Bruno da Cruz, do departamento de Ciências Farmacêuticas da UEPG, disse que a realização da aula inaugura da especialização em Hemoterapia representa o auge de um processo de negociação que demandou esforços de várias pessoas. ´”É uma oportunidade para capacitar profissionais que atuam no ciclo do sangue, importante para a região e para a universidade”. Para o professor, os participantes do curso têm o compromisso de aprender e disseminar o conhecimento, para oferecer à população e melhor hemoterapia possível, contribuindo para a meta do Paraná de oferecer uma hemoterapia de ponta, com o máximo de tecnologia.

O diretor geral SETI, Décio Sperandio, afirmou ter a certeza de que a UEPG e os participantes da especialização vão desenvolver excelentes pesquisas na área. Ele comenta sobre a colocação de destaque da instituição no cenário do ensino superior no continente e no mundo, conforme rankings internacionais recentes, a exemplo do que ocorre com as demais universidades estaduais paranaenses. Ele fala dos investimentos no Governo do Estado no ensino superior e, em especial, na pós-graduação. “A rede de ensino superior estadual conta hoje com 81 cursos de doutorados e 180 cursos de mestrado, com mais de 900 linhas de pesquisas”, disse, observando que é preciso usar esse potencial para capacitar as pessoas que prestam serviços públicos diretos à população. a

Também participaram da abertura do curso, o coordenador geral da especialização, Everson Augusto Krum, diretor do HU-UEPG; a chefe do Hemonúcleo do Hemepar em Ponta Grossa, Márcia Barbosa Machado; e a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UEPG, professora Osnara Maria Mongruel Gomes. O curso tem recursos financeiros da SETI), da ordem de R$ 380 mil; execução e coordenação administrativa da UEPG; e apoio de execução da Secretaria da Saúde (SESA) e Hemorrede Estadual – HEMEPAR.

 

 

Fonte: SESA-PR

Voltar

FEHOSPAR
Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviço de Saúde no Estado do Paraná

R. Senador Xavier da Silva, 294 - São Francisco - Curitiba - PR - CEP: 80350-060
Fone: (41) 3254-1772 - e-mail: fehospar@fehospar.com.br

Copyright Fehospar © Todos os Direito Reservados.

hidea.com

Facebook