Acesso Associados       Contato
 
Notícias

Desabastecimento eleva riscos aos pacientes internados nos hospitais

A Fehospar avaliou nesta quinta-feira, 24, que os estabelecimentos de serviços de saúde no Paraná, em especial os hospitais, vivem período de grande apreensão com a falta de reposição de seus estoques de materiais, insumos e medicamentos e que os reflexos na assistência já estarão evidentes a partir desta sexta na hipótese de prosseguir a paralisação dos transportadores rodoviários de cargas.

Apresentam-se iminentes os impactos até mesmo nos atendimentos de urgência e emergência, com agravos aos pacientes, com alcance aos serviços de remoções médicas e de órgãos para transplantes. Em várias regiões, inclusive em municípios metropolitanos, há estabelecimentos hospitalares que já avizinham para as próximas horas o esgotamento de estoque de gases medicinais.

A dramática situação, sem precedente na história recente do complexo assistencial, está sendo compartilhada com as autoridades competentes com o objetivo de ser encontrada alternativa para se restabelecer, mesmo que parcialmente, o abastecimento de materiais indispensáveis ao suporte de vida nos hospitais e também nos serviços complementares, já que muitos estabelecimentos especializados em diagnóstico e tratamento foram afetados.

Representante de mais de 600 hospitais, num universo de quase 15 mil empresas privadas de serviços de saúde existentes no Paraná, a Fehospar avalia que o quadro ganha contornos legais, diante dos riscos civil e criminal que decorrem de eventuais danos aos pacientes internados. Nesta quinta-feira, a maioria dos hospitais de porte da Grande Curitiba estava no limite de sua capacidade, o que impacta em suas reservas operacionais, incluindo gêneros alimentícios e de higiene.

Fonte: Fehospar

Voltar

FEHOSPAR
Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviço de Saúde no Estado do Paraná

R. Senador Xavier da Silva, 294 - São Francisco - Curitiba - PR - CEP: 80350-060
Fone: (41) 3254-1772 - e-mail: fehospar@fehospar.com.br

Copyright Fehospar © Todos os Direito Reservados.

hidea.com

Facebook