11/07/2023
Os 90 anos de fundação da Associação Médica do Paraná foram comemorados no último sábado (8), na sede da entidade, em Curitiba. O evento contou com a presença da diretoria, dos presidentes das regionais no estado, autoridades e dirigentes de outras entidades médicas em nível nacional, incluindo representantes da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, da Associação Médica Brasileira (AMB), da Associação Paulista de Medicina (APM) e da Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs), além de representantes de cooperativas médicas, patrocinadores e centenas de associados. Os convidados foram recebidos pelo presidente da AMP, Nerlan Carvalho, o vice-presidente José Fernando Macedo e demais diretores.
A solenidade foi iniciada com uma benção do provedor da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, Dom Diamantino Prata de Carvalho, que destacou a história de nove décadas da AMP e expressou o desejo de que as gerações futuras se empenhem e se envolvam para dar continuidade ao trabalho. Após a entrega de um troféu comemorativo ao presidente da AMB, pelos representantes da AMP, os pronunciamentos da noite tiveram início.
Alexandre Gustavo Bley, diretor administrativo e financeiro da Unimed Paraná, cumprimentou a todos e ressaltou a importância da data e da união dos médicos com suas entidades representativas. Ele traçou um histórico do sistema Unimed desde sua criação em 1967, na cidade de Santos, destacando o papel das associações médicas na sua expansão pelo país. Bley mencionou os desafios enfrentados pela classe médica e suas entidades, como o número crescente de médicos no Brasil, que já ultrapassa 500 mil, sua formação e a recente reforma tributária. Rached Hajar Traya, presidente da Unimed Curitiba, parabenizou a AMP em nome de todos os médicos que contribuíram para a formação da cooperativa, por meio de um vídeo.
Em seguida, Fabiano Sponholz Araujo, diretor de Fomento da Sul Previdência, que administra o AMPPrev, destacou a participação do AMPPrev nos nove dos 90 anos da associação. Ele ressaltou os desafios enfrentados durante esse período e a segurança alcançada, com uma das melhores rentabilidades do setor. Araujo ressaltou a importância do planejamento previdenciário e do investimento em uma previdência complementar, tanto para médicos mais experientes quanto para os mais jovens.
César Neves, diretor-geral da Secretaria da Saúde, expressou sua gratidão pelo convite e enfatizou que a data marca um marco extraordinário, pois a AMP desempenha um papel crucial no avanço da medicina e na promoção da saúde no estado. Ele destacou a trajetória de nove décadas da Associação Médica do Paraná como um farol de excelência e inovação, guiando e apoiando médicos em sua nobre missão de cuidar da vida humana. Neves agradeceu à classe médica pelo apoio durante a pandemia da Covid-19 e enfatizou a importância de continuar construindo sobre os alicerces estabelecidos, promovendo a colaboração, a educação médica continuada e a defesa dos direitos dos médicos e dos pacientes.
José Fernando Macedo, vice-presidente da AMP e presidente da universidade corporativa da entidade, além de diretor de Defesa Profissional da AMB, mencionou seu orgulho em participar da história da associação, sendo membro desde 1983 e ocupando a presidência por dez anos, entre outros cargos importantes. Ele conclamou a continuação da defesa da causa nobre da medicina, convidando mais colegas, especialmente os mais jovens, a se unirem à associação.
Jurandir Marcondes Ribas Filho, presidente da Academia Paranaense de Medicina e 2º vice-presidente da AMB, também destacou sua longa trajetória na AMP, desde 1985, ocupando a presidência e outras diretorias. Ele parabenizou a AMP pelos benefícios e proteção à classe médica e reiterou o apoio às futuras defesas que a associação certamente realizará. Marlus Volney de Morais, presidente do Sindicato dos Médicos do Paraná (Simepar), afirmou ser uma honra e uma alegria compartilhar aquele momento, ressaltando a importância de manter a representação daqueles que os precederam com qualidade, ética e postura.
César Fernandes, presidente da AMB, parabenizou o trabalho realizado pelo diretor de Defesa Profissional, José Fernando Macedo, em relação à reforma tributária, evitando condições prejudiciais para a classe na tributação. Ele ressaltou a grandiosidade da cerimônia, com a presença de colegas de várias regiões do país, demonstrando respeito entre os pares. Fernandes falou sobre os desafios enfrentados no ensino, na residência médica e no modelo associativo, enfatizando a importância de se unir, aprender com exemplos bem-sucedidos, como o da Associação Médica do Paraná, e buscar um modelo que fortaleça e represente todos os médicos.
No encerramento da solenidade, Nerlan Carvalho, presidente da AMP, ressaltou a importância de preservar a história da associação e anunciou o lançamento de um selo comemorativo e a edição de um livro interativo sobre a trajetória da entidade, entregue a todos os convidados. Ele destacou os posicionamentos firmes da AMP em questões como a não flexibilização do Revalida, a não criação de mais escolas de medicina e a luta contra a exploração do trabalho médico. Carvalho reafirmou o compromisso com médicos bem formados, escolas de medicina com professores qualificados, uma carreira de estado para médicos com estrutura e condições de trabalho adequadas, e representação e audição em esferas federal, estadual e municipal. Ele ressaltou que é necessário desconstruir o estereótipo de que a classe médica é corporativista, demonstrando o compromisso com a qualificação e melhor atendimento à saúde da população. Carvalho concluiu agradecendo aos colaboradores da AMP, aos patrocinadores e à sua esposa, Dora, pela contribuição na organização dos eventos da entidade.
Durante a cerimônia, também foram prestadas homenagens. Um vídeo com detalhes da trajetória da AMP e diversos depoimentos foi apresentado aos presentes. Além disso, a AMP entregou troféus comemorativos aos representantes da Unimed Paraná, Unimed Curitiba, Sul Previdência, Unicred, Grupo Servopa, Gráfica Capital, Wine Finder e Simme Estacionamento, que foram patrocinadores das festividades dos 90 anos.
O deputado Ney Leprevost, presidente da Frente Parlamentar da Medicina na Assembleia Legislativa do Paraná, foi representado no evento por Mara Sperandio, que entregou uma Menção Honrosa à AMP, recebida pelo presidente.
Entre os demais convidados da cerimônia, estavam presentes o desembargador José Américo Penteado, do Tribunal de Justiça do Paraná, o secretário-geral da AMB, Antônio José Gonçalves, o 1º tesoureiro da AMB, Akira Ishida, o 2º tesoureiro da AMB, Fernando Tallo, o vice-presidente da Associação Paulista de Medicina, João Sobreira de Moura Neto, o diretor de Finanças da Associação Médica do Rio Grande do Sul, Breno Acauan Filho, e dirigentes de sociedades de especialidades.
Dessa forma, os 90 anos de fundação da Associação Médica do Paraná foram celebrados em uma noite de reconhecimento, reflexão e confraternização, ressaltando a importância da associação e reafirmando o compromisso com a defesa da profissão médica e a promoção da saúde.
FEHOSPAR com informações da AMP
Com amparo constitucional de representatividade compulsória da categoria patronal, a FEHOSPAR e seus Sindicatos Filiados colocam à disposição da sua empresa a força e a experiência que somente nossas instituições são capazes de oferecer.
Saiba mais - clique aqui.
Rangel da Silva
Presidente