22/09/2023
O geneticista e professor paranaense Rui Pilotto foi selecionado para receber a Medalha de Lucas - Tributo ao Mérito Médico em 2023, uma honraria criada em 1996 para reconhecer personalidades que se destacam em prol de causas sociais e humanitárias. O Dr. Rui é o 20º a receber essa comenda do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR).
Desde a criação da medalha, 19 pessoas já foram agraciadas por sua notável humildade, compaixão e dedicação ao próximo em projetos de importância médico-social. As indicações agora vêm diretamente da comunidade médica paranaense e passam por uma análise rigorosa por uma comissão julgadora antes da decisão final da plenária do Conselho de Medicina.
Neste ano, 34 personalidades foram selecionadas para receber a comenda, e após a avaliação da comissão, o Dr. Rui Pilotto foi escolhido como o vencedor da Medalha de Lucas. Ele é um respeitado geneticista no Brasil e desempenha um papel importante na defesa das causas sociais humanitárias, atuando como coordenador científico da Federação Nacional das Apaes e de Prevenção e Saúde da Federação Estadual das Apaes do Paraná. Além disso, ele é professor titular do Departamento de Genética Médica do Hospital de Clínicas da UFPR e diretor científico da Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional (FEPE).
O Dr. Rui, natural de Curitiba, possui uma extensa trajetória de atenção às crianças com malformações e é um voluntário ativo em APAEs em várias regiões do país. Ele também é conhecido por seu envolvimento na luta contra o preconceito e em debates sobre a qualidade das escolas médicas e a importância da formação humana e holística.
Ele será a 20ª personalidade médica paranaense a receber a Medalha de Lucas. A cerimônia de premiação está agendada para 7 de outubro, na sede do CRM-PR, onde também serão homenageados médicos que celebram o Jubileu de Ouro e receberão o Diploma de Mérito Ético-Profissional. No mesmo evento, os graduandos de 1973 da Evangélica, da Universidade Estadual de Londrina e da Católica do Paraná, Campus de Curitiba, serão diplomados.
Com amparo constitucional de representatividade compulsória da categoria patronal, a FEHOSPAR e seus Sindicatos Filiados colocam à disposição da sua empresa a força e a experiência que somente nossas instituições são capazes de oferecer.
Saiba mais - clique aqui.
Rangel da Silva
Presidente