Acesso Associados       Contato
 
Notícias

Médicos precisam se preparar para atender população idosa

Entender as demandas de saúde de pacientes idosos não é mais uma função exclusiva dos geriatras. Com o envelhecimento da população brasileira, outras especialidades médicas precisam se adaptar à nova realidade. “Hoje, com a óbvia exceção da obstetrícia e da pediatria, todas as outras áreas atendem pacientes idosos. Mas não basta fazer, é preciso prestar assistência com excelência e de forma integrada”, explica o geriatra e coordenador da sala de emergência do pronto atendimento do Hospital Santa Cruz, Dr. Carlos Sperandio.

Devido às comorbidades, à fisiologia própria e ao uso contínuo de polifarmácia, tornou-se comum o surgimento de quadros clínicos nem sempre característicos - o que acaba dificultando a construção de um diagnóstico preciso. "O geriatra tem a visão macro do paciente e suas peculiaridades. Com isso, há possibilidade de suporte às demais especialidades, como por exemplo a ortopedia e a neurocirurgia, vislumbrando o planejamento terapêutico de maior segurança assistencial possível", argumenta.

Em sua opinião, não só os médicos, mas os hospitais e planos de saúde também têm de fazer parte desse processo de integração. "Oferecer esse suporte geriátrico dentro de um hospital aumenta a segurança do paciente, identifica o correto diagnóstico em tempo otimizado e facilita o estabelecimento do prognóstico de cada caso", pontua. No sábado (09), Dr. Sperandio falou sobre o assunto durante o Curso de Atualização e Aperfeiçoamento em Geriatria e Gerontologia da Fundação de Apoio e Valorização do Idoso (FAVI). O curso, com duração de doze meses, coloca em pauta a situação atual e os cenários futuros da assistência geriátrica no Brasil e tem como público-alvo médicos e estudantes de medicina.

Mais informações www.fb.com/FAVI.Idoso/

Sobre o Hospital Santa Cruz

Fundado em 1966, o Hospital Santa Cruz está localizado no bairro Batel, em Curitiba (PR). É considerado um centro de excelência em alta complexidade no atendimento das áreas de Oncologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Neurologia, Ortopedia, Pronto Atendimento, Checkup e Maternidade, que é referência em Curitiba. Oferece estrutura privilegiada, equipe multidisciplinar, equipamentos de última geração e um moderno centro cirúrgico. É referência no serviço de hotelaria e em atendimento humanizado, com qualidade assistencial e foco na segurança do paciente. É reconhecido com o selo de Acreditação com Excelência, o mais alto nível de certificação nacional, entregue pela ONA, sendo a instituição acreditada nesta categoria por mais tempo no Paraná. 

Fonte: HSC

Voltar

FEHOSPAR
Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviço de Saúde no Estado do Paraná

R. Senador Xavier da Silva, 294 - São Francisco - Curitiba - PR - CEP: 80350-060
Fone: (41) 3254-1772 - e-mail: fehospar@fehospar.com.br

Copyright Fehospar © Todos os Direito Reservados.

hidea.com

Facebook