Acesso Associados       Contato
 
Notícias

Com apoio do Hospital Pilar, Jornada de Parkinson debate temas atuais

 O Hospital Pilar, seguindo com as ações de incentivo ao conhecimento, apoia a 1ª Jornada Paranaense de Parkinson, evento promovido pela Associação Paranaense dos Portadores do Parkinsonismo que será realizado nos dias 11, 12 e 13 de abril no hotel Mabu Curitiba Business. O encontro é coordenado pela diretora clínica da Associação, a neurologista do Hospital Pilar, Renata Ramina Pessoa (CRM-PR 22640 / RQE 16058).

Entre os temas que serão abordados estão atualizações sobre a doença de Parkinson; sintomas não motores e motores; demência; tratamento clínico; polifarmácia na doença de Parkinson e direitos legais do paciente, além de outros assuntos. O público-alvo inclui médicos, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, educadores físicos, acadêmicos, além de pacientes, familiares e cuidadores. 

 

Segundo a neurologista, “para os pacientes é uma forma de esclarecer dúvidas em relação à doença, além de realizar oficinas, como a de massoterapia, com a finalidade de entender a importância de uma visão multidisciplinar”, afirma. A especialista conta ainda que houve a preocupação de incluir no programa do evento as pessoas que mais lidam com o Parkinson na cidade para tratar do assunto com visões diferentes. “Primeira vez que organizamos esse encontro e a expectativa é bastante positiva”, destaca Renata.

 

Doença crônica, progressiva e degenerativa, atualmente há muitas opções de terapia para o Parkinson, com bom controle do quadro clínico do paciente. Porém, a demora no diagnóstico muitas vezes prejudica a recuperação. “Os primeiros sinais da doença não refletem o que o senso comum entende sobre o Parkinson, como sintomas de lentidão e dificuldade motora, incluindo o tremor. Entre os sinais iniciais estão intestino preso, alteração do sono, perda de olfato e depressão, o que retarda muito o descobrimento da doença que, apesar de não ter cura, pode ser controlada com o uso de medicamentos”, conclui Renata.

 

As inscrições para o evento estão abertas e podem ser feitas pelo site (https://www.sympla.com.br/1-jornada-paranaense-de-parkinson__458577).

Fonte: Pilar

Voltar

FEHOSPAR
Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviço de Saúde no Estado do Paraná

R. Senador Xavier da Silva, 294 - São Francisco - Curitiba - PR - CEP: 80350-060
Fone: (41) 3254-1772 - e-mail: fehospar@fehospar.com.br

Copyright Fehospar © Todos os Direito Reservados.

hidea.com

Facebook