Acesso Associados       Contato
 
Notícias

Santa Cruz investe em capacitação e reforça controle de infecções

 

Segundo estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada 100 pacientes hospitalizados em países em desenvolvimento, 10 acabam apresentando algum tipo de infecção. Por outro lado, entre 20% e 30% de todos esses casos poderiam ser evitados com medidas de controle e prevenção, como a higienização constante e correta das mãos, assunto que o Hospital Santa Cruz, de Curitiba (PR), leva muito a sério.

“As mãos são os agentes que mais carregam infecções dentro de um hospital. Por isso, a forma mais eficaz de prevenir a infecção hospitalar é higienizando as mãos. Parece uma ação simples, mas que no dia a dia tem muita importância”, ressalta a médica infectologista e gerente de Qualidade do Hospital Santa Cruz, de Curitiba (PR), Dra. Adriana Blanco.

Para reforçar o cuidado, a instituição investiu na capacitação continuada dos profissionais da área assistencial. Uma vez por mês, às sextas-feiras, os técnicos de enfermagem participam de um curso de extensão especial sobre o assunto. O programa pretender ampliar o conhecimento desses profissionais sobre o assunto e manter baixos os índices de infecção, que já apresentaram queda de 57,8%, passando de 0,9% em 2017 para 0,3% no ano passado.

“A OMS preconiza a manutenção desse índice abaixo de 5,0%, mas sempre buscamos melhorar nossos resultados. Por isso, enfatizamos a atualização de nossos técnicos, porque são esses profissionais que estão em contato direto com paciente, manipulando o acesso venoso e realizando a higiene oral quando o paciente está entubado”, explica a gerente de Qualidade do hospital.

Mais capacitação

O assunto também vai ser debatido durante a Semana de Enfermagem e Higienização das Mãos do Hospital Santa Cruz, que ocorre nos dias 06, 07 e 08 de maio. A programação técnica é voltada para a área assistencial da instituição e vai destacar, entre outros temas, o papel e responsabilidade de cada profissional no controle de infecções.

 

“Estamos sempre em busca de novas técnicas e tecnologias, experiências bem sucedidas e cases que promovam aprendizado e incentivem a capacitação constante da nossa equipe assistencial. A Semana de Enfermagem oferece tudo isso, mas também é uma forma de reconhecimento de todo o nosso trabalho”, completa a gerente Assistencial do hospital, Mariane Cavalheiro.

 

Sobre o Hospital Santa Cruz

 

Fundado em 1966, o Hospital Santa Cruz está localizado no bairro Batel, em Curitiba (PR). É considerado um centro de excelência em alta complexidade no atendimento das áreas de Oncologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Neurologia, Ortopedia, Pronto Atendimento, Checkup e Maternidade, que é referência em Curitiba. Oferece estrutura privilegiada, equipe multidisciplinar, equipamentos de última geração e um moderno centro cirúrgico. É referência no serviço de hotelaria e em atendimento humanizado, com qualidade assistencial e foco na segurança do paciente. É reconhecido com o selo de Acreditação com Excelência, o mais alto nível de certificação nacional, entregue pela ONA, sendo a instituição acreditada nesta categoria por mais tempo no Paraná. 

Fonte: HSC

Voltar

FEHOSPAR
Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviço de Saúde no Estado do Paraná

R. Senador Xavier da Silva, 294 - São Francisco - Curitiba - PR - CEP: 80350-060
Fone: (41) 3254-1772 - e-mail: fehospar@fehospar.com.br

Copyright Fehospar © Todos os Direito Reservados.

hidea.com

Facebook