Acesso Associados       Contato
 
Notícias

Evangélico Mackenzie inaugura ala de atendimento exclusivo para crianças

Em solenidade realizada na manhã desta sexta-feira (14), o Hospital Evangélico Mackenzie, no bairro Bigorrilho, em Curitiba, inaugurou a sua ala destinada exclusivamente para crianças, que passa a contar com 100 leitos, dos quais 10 são de UTI. O serviço já vinha funcionando parcialmente, mas estará aberto para atendimento pleno a partir de segunda-feira (17), permitindo desafogar o sistema assistencial pediátrico na capital, que vinha enfrentando excesso de demanda e até comprometendo a capacidade de atendimento emergencial no Hospital Pequeno Príncipe, referência na área infantil.

Parte da equipe de profissionais que atua no complexo de atendimento infantil. (Foto: Divulgação)

A abertura do serviço foi prestigiada pelo prefeito e vice de Curitiba, Rafael Greca e Eduardo Pimentel, e pela secretária municipal de saúde, Marcia Huçulak, além de diversas outras autoridades, incluindo o deputado federal Pedro Lupion e os vereadores Edson do Parolin, Pier Petruzziello, Mauro Ignácio, Noêmia Rocha e Professor Gilberto. Na oportunidade, ainda, houve a formalização do contrato de convênio do hospital com o ICS (Instituto Curitiba de Saúde), para atendimento ao funcionalismo público municipal e seus dependentes.

O diretor técnico do Hospital Mackenzie, Dr. Gilberto Pascolat, e o coordenador-chefe do serviço de pediatria, Dr. Maurício Marcondes Ribas, fizeram a recepção aos convidados e apresentaram as novas instalações do serviço, que ocupam três andares de prédio que funciona próximo à estrutura do serviço de emergência do hospital. A ala infantil vinha funcionando com 31 leitos. De acordo com o diretor-geral, médico Rogério Kampa, aproximadamente 70% dos leitos da nova ala serão destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Ou seja, crianças que recebem primeiro atendimento nas UPAs e, caso precisem de internamento, serão encaminhadas para o Evangélico Mackenzie.

Prédio anexo de três pisos acolhe a ala pediátrica. (Foto: Divulgação)

Para o diretor de Desenvolvimento Humano e Infraestrutura do Instituto Presbiteriano Mackenzie, José Francisco Hintze Júnior, a nova ala vai ser importante para a melhor atenção à saúde das crianças. O diretor de Saúde do Instituto Presbiteriano Mackenzie, Luiz Roberto Martins Rocha, ressaltou que a nova ala atende uma solicitação da secretária municipal da Saúde e do prefeito. “O Mackenzie não poderia deixar de contribuir com a população de Curitiba, com assistência de saúde de qualidade”, afirmou. Por mês, a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba repassa em média cerca de R$ 11 milhões ao hospital para custear os atendimentos realizados pelo SUS.

“Abrem-se as portas do Hospital Evangélico Mackenzie para uma perspectiva nova de ser outro endereço da pediatria em Curitiba, para apoiar a grande demanda que solicita o centenário Hospital Pequeno Príncipe. Sejam abençoadas essas paredes, para que não se fechem essas portas", disse Greca, que complementou: "Fortalecem-se os ânimos dos profissionais de saúde e animem-se os pais e mães, para que não se perca a vida de nenhum curitibinha por falta de assistência”.

O atendimento para a população na nova ala pediátrica vai começar na segunda-feira. O hospital, porém, não é porta aberta: o atendimento não é por procura direta, mas, sim, por meio de encaminhamentos realizados pelas UPAs, como reforça a secretária Marcia Huçulak, para quem a nova ala pediátrica traz mais eficiência para o sistema de saúde de Curitiba. “Os novos leitos são retaguarda para os nossos pacientes que são atendidos nas UPAs e precisam, depois de ter o quadro de saúde estabilizado, serem transferidos para leitos hospitalares”, explica.

Fonte: CRM-PR e Prefeitura de Curitiba

Voltar

FEHOSPAR
Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviço de Saúde no Estado do Paraná

R. Senador Xavier da Silva, 294 - São Francisco - Curitiba - PR - CEP: 80350-060
Fone: (41) 3254-1772 - e-mail: fehospar@fehospar.com.br

Copyright Fehospar © Todos os Direito Reservados.

hidea.com

Facebook