Acesso Associados       Contato
 
Notícias

Homenagem aos mais de 4 mil hospitais privados do Brasil

Atenção, confiança e respeito. Esses são sentimentos que geralmente permeiam a relação entre pacientes e profissionais de saúde que atuam em uma unidade hospitalar. Uma relação que constrói referências familiares, que chega a marcar vidas e eternizar momentos. Nesta terça-feira (2) é comemorado o Dia do Hospital, uma data que reconhece a importância deste valioso equipamento para a história da humanidade e para o desenvolvimento das sociedades atuais.

A história dos primeiros hospitais do Brasil se confunde com a própria história do país. O Dia do Hospital é comemorado em 2 de julho em homenagem à solenidade, realizada em 1945, com a presença do então presidente da República, Getúlio Vargas, que marcou a inauguração da nova sede da Santa Casa de Misericórdia de Santos. Construída ainda em 1543, apenas quatro décadas após a chegada das primeiras caravelas portuguesas, a Santa Casa é o hospital mais antigo em atividade no país.

Com o passar dos séculos, a evolução dos hospitais no Brasil tem acompanhado a própria evolução das cidades, das ciências, da sociedade. Ao se tornarem em estabelecimentos voltados a salvar vidas, os hospitais passaram a exigir, cada vez mais, qualificação em todas as frentes de atuação: força de trabalho altamente especializada; equipamentos de grande densidade tecnológica para diagnóstico e terapia; qualidade em serviços de hotelaria, alimentação, biosegurança e higiene; gestão e informação; entre outras coisas.

Esse grau de exigência para manter os serviços qualificados e a necessidade de trabalhar com tecnologia para garantir segurança e precisão é que tornam hoje os serviços hospitalares tão onerosos. Diante de cenários de crise econômica, por que vem passando o Brasil ao longo das décadas, garantir o pleno funcionamento desses centros de saúde por todo país é um desafio que coloca em xeque o próprio futuro da nossa sociedade.

A Federação Brasileira de Hospitais (FBH), entidade pioneira na defesa dos hospitais privados do Brasil, tem protagonizado lutas importantes por melhores remunerações aos serviços hospitalares e por uma política tributária que ofereça condições adequadas de funcionamento aos 4.267 hospitais privados existentes hoje em todo Brasil.

De acordo com o presidente da Federação Brasileira de Hospitais, Adelvânio Francisco Morato, o cenário mostra, hoje, que a luta dos hospitais é pela sobrevivência, sobretudo aqueles de pequeno e médio porte, que são a única porta de entrada para população que necessita de assistência médica fora dos grandes centros urbanos.

Fonte: FBH

Voltar

FEHOSPAR
Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviço de Saúde no Estado do Paraná

R. Senador Xavier da Silva, 294 - São Francisco - Curitiba - PR - CEP: 80350-060
Fone: (41) 3254-1772 - e-mail: fehospar@fehospar.com.br

Copyright Fehospar © Todos os Direito Reservados.

hidea.com

Facebook