Acesso Associados       Contato
 
Notícias

Simpósio debaterá cuidados multidisciplinares do paciente neurológico

O II Simpósio de Cuidados Multidisciplinares do Paciente Neurológico, organizado pelo Hospital Marcelino Champagnat, acontece nos dias 26 e 27 de setembro, com o tema “Complicações no Internamento do Paciente com Doença Neurológica”. A proposta é reunir especialistas e aproximar os profissionais de saúde de diversas áreas para discutir as suas  especificidades. Os encontros acontecerão das 19h às 22h, com inscrições gratuitas e que podem ser realizadas até 23 de setembro pelo e-mail cepi@hospitalmarcelino.com.br. O evento é voltado aos profissionais e alunos da área e público em geral.

O Simpósio é uma maneira de reciclar conhecimento das equipes multidisciplinares que atuam com pacientes neurológicos no Hospital Marcelino Champagnat, mas também é aberto à participação de profissionais de outras instituições e de estudantes da área de saúde. "Os pacientes neurológicos têm peculiaridades que os diferenciam dos demais. Conseguimos incluir nas palestras profissionais de toda a equipe, como fisioterapeuta, fonoaudióloga, psicóloga, enfermeira e farmacêutica, além de médicos", explica Dra. Lívia Rodrigues Figueiredo, coordenadora do serviço de Neurologia do Hospital Marcelino Champagnat e organizadora do evento.

Programação do dia 26/09:

  • 19h: Dra. Lívia irá falar sobre “Particularidades do Paciente Neurológico como Fator de Risco para Complicações”.
  • A partir das 19h45: debate sobre o tema Dellirium, com apresentações da neurologista Anelise Daiane Carpiné (Definição e Tratamento); da enfermeira Karin Roika Anderle (Aplicação das Escalas CAM ICO e medidas não farmacológicas como prevenção e tratamento do Dellirium); e da psicóloga Karen Simone G. C. Landal (Visita familiar ampliada na prevenção do Dellirium).
  • A partir das 20h40 o tema será Lesão por Pressão, com apresentações da enfermeira Maria Jociane Custódio (Identificação de Paciente de alto risco e tratamento) e da nutricionista Tatiane Blerger (Adequação de dieta como auxiliar na cicatrização e prevenção de lesão por pressão).

E no dia 27/09:

  • 19h: tema Tromboembolismo Venoso, com apresentações da farmacêutica Monique de Souza (Protocolo de profilaxia TEV) e da fisioterapeuta Patrícia Mairink Nardino (Mobilização precoce como profilaxia TEV).
  • A partir das 19h55: o tema será Broncoaspiração, com apresentações da fonoaudióloga Franciele Savaris (Avaliação do risco de broncoaspiração - A dieta via oral em paciente com risco de broncoaspiração: orientações na hora da ingesta e adequação de consistências). Em seguida, o tema abordado será Queda, com apresentações da enfermeira Michele Germiniani (Identificação de paciente com alto risco de queda, com ênfase em pacientes neurológicos); e da fisioterapeuta Tais Gonçalves de Matos Essee (O papel da Fisioterapia em prevenção de quedas).
  • O último tema do dia 27 será Infecções, com apresentação da enfermeira Roberta Garcia Charello Ossoski (Principais infecções na UCN e bundles de proteção).

 

Serviço

Data: 26 e 27/09

Local: Hospital Marcelino Champagnat - Auditório 2 do Hospital Universitário Cajuru (Acesso pela recepção central do Hospital Marcelino Champagnat)

Inscrições limitadas e gratuitas até 23 de setembro: cepi@hospitalmarcelino.com.br

Informações: (41) 3087-7929

Fonte: Hospital Marcelino Champagnat

Voltar

FEHOSPAR
Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviço de Saúde no Estado do Paraná

R. Senador Xavier da Silva, 294 - São Francisco - Curitiba - PR - CEP: 80350-060
Fone: (41) 3254-1772 - e-mail: fehospar@fehospar.com.br

Copyright Fehospar © Todos os Direito Reservados.

hidea.com

Facebook