Acesso Associados       Contato
 
Notícias

Covid-19: presidente da Fehospar alerta para risco de falta de leitos; assista

O presidente da Federação dos Hospitais do Paraná (Fehospar), Rangel da Silva, alertou para o risco de falta de leitos para pacientes com Covid-19 nos hospitais do estado e pediu consciência da população para reagir à nova alta de casos da doença, observada principalmente em Curitiba. 

A fala ocorreu nesta segunda-feira (30/11), durante um webinário de saúde do projeto In Loco, da advogada e professora Janaina Chiaradia, com participação do presidente do Conselho Estadual de Saúde do Paraná, Marcelo Hagebock. A videoconferência foi transmitida ao vivo pelo YouTube e pelo Facebook

O presidente da Fehospar explicou que a situação na capital paranaense é grave e que há relatos crescentes de necessidade de abertura de vagas para pacientes com o novo coronavírus em espaços originalmente reservados para leitos não Covid — o que poderá comprometer o atendimento a emergências como infarto, AVC e acidentes de trânsito se a demanda continuar aumentando. 

Rangel da Silva explicou que a capacidade de ampliar o número de leitos é finita. “Há uma grande dificuldade de a rede conseguir médicos para atuar”, alertou. O presidente da Fehospar lembrou, ainda, que há risco de escassez de equipamentos, insumos e medicamentos caso o cenário se agrave. “Pode ser que falte leitos”, alertou, destacando que o problema será sentido mesmo para quem possui planos de saúde.

 

Conscientização

Na avaliação de Rangel da Silva, apesar de a atual tendência de crescimento de casos da doença apresentar a mesma força da chamada “primeira onda”, a população parece ter relaxado em relação ao novo coronavírus — sobretudo sua parcela mais jovem, que frequenta bares e casas noturnas. 

“Ou a população toma uma atitude diferente para conter isso, ou vai vir uma medida enérgica do poder público, o que as pessoas não querem”, alertou Rangel da Silva. “Todos têm direitos, mas não se esqueça de que está em uma pandemia. Tudo está diferente”, disse.

O presidente da Fehospar contou que há um grande esforço por parte do setor hospitalar no sentido de conscientizar as pessoas sobre a necessidade de manter o distanciamento social,  reforçar a ventilação de locais fechados, usar máscaras e higienizar as mãos. “Os profissionais de saúde só querem uma coisa: fazer o melhor possível para salvar vidas”, disse. “A doença está aí. Teremos de administrá-la até o final da melhor forma possível.”


Assista ao vídeo no canal do projeto In Loco no YouTube e no Facebook.

Voltar

FEHOSPAR
Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviço de Saúde no Estado do Paraná

Rua Augusto Stresser, 590 - Juvevê - Curitiba - Paraná – CEP 80.040-310
Fone: (41) 3254-1772 - e-mail: fehospar@fehospar.com.br

Copyright Fehospar © Todos os Direito Reservados.

hidea.com

Facebook