Histórico

Comemoramos na data de 30 de agosto de 2021, 30 anos de fundação da FEHOSPAR. Embora reconhecendo as muitas dificuldades enfrentadas, no âmbito de suas funções administrativas ou representativas, devemos ter, sim, motivos para comemorar. Foram inúmeras as conquistas e, nesse cenário, é preciso ressaltar o esforço empreendido por todos os diretores, todos os sindicatos regionais, todos os dirigentes de estabelecimentos de serviços de saúde paranaenses. Cada qual com a sua dose de sacrifício, com a sua disponibilidade.

São muitos os desafios que nos esperam. Estamos conscientes disso e esperançosos de que seja renovada a confiança para que novas e importantes tarefas possamos cumprir. Historiando essa quase três décadas, haveremos de extrair feitos relevantes em defesa dos interesses da rede privada de saúde. No alcance do cenário nacional, a FEHOSPAR esteve presente na maioria das grandes mobilizações e também decisões pertinentes ao setor. Foi assim, por exemplo, com a Marcha Branca, momento que retratou a consolidação da Emenda Constitucional 29, a EC da Saúde que assegurou a participação orçamentária das três esferas de governo.

Ajudamos a constituir a Confederação Nacional de Saúde e a Frente Parlamentar de Saúde, reavivada com disposição ainda mais efetiva. Com a CNSaúde, inauguramos uma representatividade ainda mais forte, que tende a se desenhar ainda mais robusta com a iminente criação dos serviços sociais, o SESS e o SENASS, que podem oferecer o necessário suporte para que avancemos muito em qualidade e segurança. Estivemos presente nos colegiados técnicos do SUS e da competência da ANS, mantendo um constante canal reivindicatório. A contratualização na saúde suplementar foi um importante passo para se corrigir ou amenizar os abusos decretados pelas operadoras de saúde.

Tivemos participação na instalação da Hospitalar, feira anual que se tornou uma das maiores do mundo em tendências tecnológicas e foro adequado para o debate dos grandes temas que envolvem a saúde. Temos sido atuantes em todas as lutas visando conter a saga tributária e, ao mesmo tempo, reaver impostos pagos de forma injusta. A mobilização que decretou a “morte” da MP 232 é um exemplo do que estamos dizendo.

No âmbito do Paraná, sua jurisdição legal, a Federação exerceu de forma crucial o seu papel. Hoje, não por acaso, a instituição FEHOSPAR é referência em todas as decisões, inclusive políticas, concernentes à saúde. Estamos representados no Conselho Estadual de Saúde e também nos municipais, através dos Sindicatos. Os meios de comunicação têm na Federação, hoje, uma fonte obrigatória no trato com questões que envolvem a saúde. E isso decorre exatamente da credibilidade conquistada com muito trabalho e competência na condução do seu papel sindical e político.

Ajudamos a idealizar o Instituto Paranaense de Acreditação em Serviços de Saúde, hoje referência no País e que muito contribui para o propósito de avançarmos de forma decidida à qualificação. Investimos em cursos e eventos voltados a melhorar a capacidade empresarial em nossos serviços e de nossos empregados. Alinhamo-nos a campanhas de prevenção de infecção hospitalar, de orientação para roteiros de licença ambiental e sanitária. Temos estado atentos para impedir o desaparecimento dos hospitais de menor porte das pequenas municipalidades, assim como para impedir possíveis interdições injustificadas.

Após as mudanças administrativo-financeiras implementadas, bem como outras iniciativas em planejamento, a FEHOSPAR avança para consolidar um modelo ainda mais eficiente na prestação de serviços em todas as áreas para seus Sindicatos e os Associados. Nosso departamento jurídico vem atuando de forma intensa e com absoluta competência, que se traduz por respaldo na esfera judicial nas questões de defesa dos interesses da categoria.

Hoje estamos muito presentes nos meios de comunicação, fruto da credibilidade alçada pela FEHOSPAR. Com isso, fortalecemos o nosso poder reivindicatório ou de expor à sociedade e opinião pública dificuldades que se impõem ao nosso setor. Infelizmente, muitas vezes, a pressão exercida pelo Poder Público, que se utiliza de meios que são conhecidos de todos, faz prevalecer versões e interesses prejudiciais ao segmento privado de saúde. Temos procurado melhorar nossos instrumentos institucionais de informação, de modo a estreitar a relação com nossos associados e todas as demais empresas de saúde.

 

 

Diretoria TRIÊNIO 2022–2025

  • Rangel da Silva
    DIRETOR PRESIDENTE
  • Lincoln Vieira Magalhães
    1º VICE-PRESIDENTE
  • Umberto Tolari
    2º VICE-PRESIDENTE
  • Rodrigo Sato Hasegawa
    DIRETOR SECRETÁRIO GERAL
  • José Roberto Campaner
    DIRETOR SECRETÁRIO ADJUNTO
  • Ildemar Marino Canto
    DIRETOR FINANCEIRO

CONSELHO FISCAL – TITULARES

  • 1º - Marcio Luis Arduim
  • 2º - Izabela Lazarini Oliveira
  • 3º - João Batista Lima Filho

CONSELHO FISCAL – SUPLENTES

  • 1º - Diones Lupércio Monteiro

Departamentos

PRESIDÊNCIA

Rangel da Silva – fehospar@fehospar.com.br

FEHOSPAR
Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviço de Saúde no Estado do Paraná

Com amparo constitucional de representatividade compulsória da categoria patronal, a FEHOSPAR e seus Sindicatos Filiados colocam à disposição da sua empresa a força e a experiência que somente nossas instituições são capazes de oferecer.

Saiba mais - clique aqui.

Rangel da Silva
Presidente

Nossos Canais de Contato

Redes Sociais

   

Parceria

  • CNSaude